quarta-feira, abril 18, 2007

NAVIO VERA CRUZ

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
...
...
...
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Tipo ... Navio de passageiros de 2 hélices
Construtor ... Société Anonyme John Cockerill
Local construção ... Hoboken - Bélgica
Ano de construção ... 1951
Ano de abate ... 1973
Registo ... Capitania do porto de Lisboa, em 18 de Março de 1952, com o número H 409
Sinal de código ... C S A J
Comprimento fora a fora ... 185,80 m
Boca máxima ... 23,09 m
Calado à proa ... 8,44 m
Calado à popa ... 8,44 m
Arqueação bruta ... 21.765,27 Toneladas
Arqueação Líquida ... 12.603,48 Toneladas
Capacidade ... 5.495 m3
Porte bruto ... 7.832 Toneladas
Aparelho propulsor ... Dois grupos de turbinas, construídos em 1952 pela Société Anonyme John Cockeryll, em Seraing, Bélgica. Seis caldeiras, para 32 K/cm2 de pressão.
Potência ... 25.500 cavalos
Velocidade máxima ... 22 nós
Velocidade normal ... 20 nós
Passageiros ... Alojamentos para 8 em classe de luxo, 190 em primeira classe, 200 em segunda classe, e 844 em terceira, no total de 1242 passageiros.
Tripulantes ... 300
Armador ... Companhia Colonial de Navegação - Lisboa


Photo and Copyright Luis Miguel Correia
http://navios.no.sapo.pt/verac.html

33 comentários:

Raquel Sabino Pereira disse...

LIIIIIINDO!!!!!!
By the way, as fotografias deste site que cita são quase todas de Luís Miguel Correia (tiradas por ele ou da colecção particular dele).
Pelo ângulo e pelo tipo, creio que esta foi mesmo tirada por ele!!!
Fantástico!!! Obrigada por ajudar a manter viva a memória dos Navios Portugueses de outrora!!!!!

Anónimo disse...

agradeço a oportunidade de falar alguma coisa sobre o vera cruz eu viajei no vera cruz no ano de 1953 de portugal para o brasil era um navio lindo o mais moderno da época ,quando chegamos ao brasil o vera cruz aguardava autorização para atracar quando ligou os motores uma lancha que estava proxima naufragou com mais ou menos 100 pessoas a bordo eu gostaria de receber material sobre esse incidente agradeço a atenção josé augusto

Anónimo disse...

Puxa que emocionante falar deste navio!Eu viajei neste navio com a minha mãe em 1961, de Lisboa para o Rio de Janeiro.Tinha então na época 5 anos de idade.Paramos na Ilha da Madeira e em Santos , antes de aportar no Rio de Janeiro...

humano disse...

o que é feito do vera cruz?
abatido??

Anónimo disse...

Agradeço a oportunidade de partilhar por este meio a viagem do meu avô neste majestoso navio, fico apenas um pouco triste por este ter sido abatido, pois gostaria imenso de ter a oportunidade de percorrer com os meus olhos todos os cantos deste belíssimo "Adamastor". Actualmente trago comigo o nome Vera, homenagem ao navio?? Obrigada avô, o grande Moura, que está sempre vivo dentro de mim.
Vera Moura

Anónimo disse...

Meu pai foi passageiro deste navio para o rio de janeiro, em novembro de 1961. Pena estar abatido gostaria de ve-lo ou mver mais fotos dele.

Anónimo disse...

Vera Cruz, esteve ao serviço das Forças Armadas de Portugal, transportando os Militares, para as guerras coloniais injustas. Neste navio, fui para Angola em Outº-1968 (Batalhão Caçadores 2855) e regressei no mesmo a Lisboa, em Novº.-1970. Majestoso navio.

Anónimo disse...

Tenho diversas fotos do Vera Cruz, tiradas em Alto Mar, na ida para Angola e regresso, assim como tiradas em Luanda-Angola, quando ancorado no cais-doca, fazendo-se o embarque dos Militares e tudo inerente, com o regresso à Metrópole-Lisboa, do B.Caç.2855, e demais situações. Em tempo oportuno, serão lançadas, neste historial do navio-paquete fantástico, fotos do mesmo.Restam saudades, do mesmo - Vera Cruz - e da época, Outº.-1968 a Novº.-1970.

Anónimo disse...

Viagei neste belo navio Vera Cruz em anos diferentes, com os meus pais e irmão: 1957, do Rio de Janeiro para Portugal. Em Abril de 1958 de regresso para o Rio. Tenho foto de mim, meu irmão e mãe, foi meu pai que tirou. É uma grata recordação que guardo em minha memória. É um navio que faz parte do meu historial de vida, daí eu ter pesquisado hoje sobre ele. Rosa Júlia, de V.N.Gaia/Porto.

Anónimo disse...

Viajei neste navio em abril de 1960, acompanhada de minha mãe e tinha apenas 5 anos de idade. Moro atualmente no Rio de Janeiro e nasci em Coimbra..Eu me lembro vagamente do postal que retratava o navio, minha mãe o guardou durante muitos anos , numa mala. Mas o postal ficou perdido, pois creio que deve ter sumido em alguma mudança e eu sai da casa dos meus pais com 24 anos de idade e não tive mais controle sobre o paradeiro do postal. Mas foi uma emoção maravilhosa rever o postal e saber detalhes técnicos sobre o navio.Obrigado.

Anónimo disse...

Olá!!!
Gostaria de saber ser alguém conhece um colecionador ou Museu que conte ou se interesse pela história deste navio, Possuo um Baú original do VERA CRUZ. Com seus selos gravado no couro do baú. tel (21) 8809-5416

Anónimo disse...

realmente tenho lembranças de minha senhora que veio de Funchal (Madeira) neste navio e seus familiares sempre elogiavam o Vera Cruz com muita saudade.

Anónimo disse...

Ola!
Nasci a bordo do navio Vera Cruz, e gostaria de conheçer todo o pessoal que nasceram a bordo do mesmo. Eu sou de 03\05\1962.



Alexandre Carvalho
Nº de telemovel:934810327
Email:alexspie@hotmail.com

Anónimo disse...

Viagei no Vera Cruz em Agosto/ Setembro de 1956, com minha mae irmao e avo como emigrantes de Lisboa para a cidade da Beira - Mocambique . Tinha 18 anos
A viagem era o periplo de Africa
( a volta a Africa ) O navio voltou a Portugal atravez do Canal da Mancha e Mediterraneo. Que saudades.
Alnosapops

turco disse...

Boas, ando à procura de algumas informações sobre o passado de família minha. Passado que ficou perdido. Gostaria de saber se há alguém que sabe se houve algum comandante do Vera Cruz com o nome de Carrilho... Seu pai era faroleiro do farol de Caxias com o nome de António Carrilho. Agradecia alguma resposta. cronic_nando@hotmail.com

turco disse...

Boas, ando à procura de algumas informações sobre o passado de família minha. Passado que ficou perdido. Gostaria de saber se há alguém que sabe se houve algum comandante do Vera Cruz com o nome de Carrilho... Seu pai era faroleiro do farol de Caxias com o nome de António Carrilho. Agradecia alguma resposta. cronic_nando@hotmail.com

Unknown disse...

Minha mãe, tio e avós vieram para o Brasil nele, em 1953.

Unknown disse...

Minha mãe, tio e avós vieram para o Brasil nele, em 1953.

Clênio Caldas disse...

Também faço parte do "fã clube" do inesquecível "Vera Cruz". Nele viajei com meus pais e irmãos do dia 23 ao dia 26 de dezembro de 1956, do Rio para Recife, com escala em Salvador. Passamos a noite de Natal a bordo. Memorável, fantástico! Ele tinha um "irmão" gêmeo, o "Santa Maria". Esse navio ficou célebre pelo seu sequestro, em 22 de janeiro de 1961, por um grupo de portugueses e espanhóis - integrantes da Direção Revolucionária Ibérica de Libertação, que então faziam oposição política aos governos ditatoriais de Antonio de Oliveira Salazar e de Francisco Franco, sob o comando do capitão Henrique Galvão.
Mas, o querido "Vera Cruz" ficará para sempre gravado na memória daquele garoto então com 10 anos de idade e que se recorda com detalhes daquela emocionante viagem.

Anónimo disse...

A minha história, como a de outros , também é curiosa. Viemos , eu com 10 anos e meu irmão com 7 , encontrar nossos pais que não os conheciamos, poi haviam vindo há uns 4 anos para o Rio de Janeiro.
Viemos sozinhos, sob a responsabilidade do Comandante. IMAGINEM A BAGUNÇA. ACHO QUE TUDO ERA LIBERADO PARA NÓS e por causa dissso lembro-me muito bem do luxo da primeira classe.Como sabem, existia uma capela onde se rezava missa todo o dia. O Capelão resolveu doutrinar-me e fiz a primeira comunhão no navio.
Era a segunda viagem me parece , pois desembarcamos no Rio de Janeiro em 19/05/1952.
José Loureiro e Joaquim Loureiro

Unknown disse...

Viajei neste navio em junho de 1960, saindo de Portugal para o Rio de Janeiro, gostaria de saber se mais alguém também viajou e gostaria de encontrar a lista de passageiros ou onde encontrar.

DULCE SANTOS disse...

EM MARÇO DE 1958, VIEMOS DE GARANHUNS/PE. EU MEU PAI, MINHA MÃE E IRMÃ. EU TINHA 4 ANOS DE IDADE. DE GARANHUNS FOMOS ATÉ RECIFE E FICAMOS HOSPEDADOS NA CASA DE UMA TIA, AGUARDANDO A CHEGADA DESTE TRANSATLÂNTICO PORTUGUÊS "VERA CRUZ", QUE NOS TRARIA ATÉ O RIO DE JANEIRO, POIS O MEU PAI TINHA O MAIOR DESEJO DE VIAJAR DE NAVIO. LEMBRO DOS 3 DIAS QUE ESTIVEMOS NELE. DOS BAILES, ORQUESTRADOS, DO CAFÉ DA MANHÃ, RESTAURANTE APROPRIADO PARA OS PEQUENOS PASSAGEIROS. A PISCINA CHEIA DE TURISTAS, JOGÁVAMOS CONFETES E SERPENTINAS NO MAR. CHEGAMOS AO RIO DE JANEIRO!!! 18

ASLO disse...

Para todos que deixaram comentário:
Viajei neste belo paquete em Julho de 1971 como militar para Angola.
Gostaria de entrar em contacto com todos, visto estar a aprofundar uma pesquisa sobre o Vera Cruz.
Para mim todos os testemunhos seriam importantes.
Se pretenderem contactar-me, agradeço que o façam através do e-mail ccac3385@gmail.com
António Oliveira

Anónimo disse...

Que dia o navio saiu de portugal? solsb@globo.co

Carlos Simões disse...

Viajei de Luanda para Lisboa em 1969 e de Lisboa para Luanda em Janeiro de 1970. Conheci, na tripulação, um Daniel que era do Alentejo. Saudades desse navio!

Carlos Simões disse...

Viajei de Luanda para Lisboa em 1969 e de Lisboa para Luanda em Janeiro de 1970. Conheci, na tripulação, um Daniel que era do Alentejo. Saudades desse navio!

ASLO disse...

Um anónimo, em 11 de outubro de 2009, escreveu o seguinte:
"Tenho diversas fotos do Vera Cruz, tiradas em Alto Mar, na ida para Angola e regresso, assim como tiradas em Luanda-Angola, quando ancorado no cais-doca, fazendo-se o embarque dos Militares e tudo inerente, com o regresso à Metrópole-Lisboa, do B.Caç.2855, e demais situações. Em tempo oportuno, serão lançadas, neste historial do navio-paquete fantástico, fotos do mesmo.Restam saudades, do mesmo - Vera Cruz - e da época, Outº.-1968 a Novº.-1970."

Esse mesmo anónimo não quer partilhar as referidas fotos?

ASLO

11 outubro, 2009 13:08

ASLO disse...

Sr. Carlos Simões

As duas que fez foi como militar ou como civil?

ASLO

ARCELINA ventura disse...

Viajei neste transatlântico em 1961, na época com 5 anos, vim com minha mãe e irmã ao encontro de meu pai depois de 3 anos de separação.
Cheguei ao Rio de Janeiro e aqui estou até hoje!
Tenho lembranças da viagem, como se fosse ontem!
Maravilhosa experiência.
ARCELINA Ventura

ASLO disse...

Boa Noite D. Arcelina Ventura

Por acaso não tem fotografias dessa viagem?
Não quer partilhar algumas dessas lembranças?
A viagem foi direta ou fez escalas noutros portos?
Ainda possui o bilhete dessa viagem?
Desculpe fazer muitas perguntas, mas tenho curiosidade em trocar experiências com pessoas que tivessem viajado no "Vera Cruz".
Cumprimentos
ASLO

Unknown disse...

Eu também vim de Portugal no Vera Cruz, viemos eu minha falecida mãe e mais 4 irmãos desembarcamos em Santos no dia 13/06/1958, eu na época com 8 anos, me lembro com muita saudades dessa viagem,

Unknown disse...

Eu viajei no Vera Cruz, eu tinha 8 anos e cheguei no Brasil no dia 13/06/1958. Podemos trocar experiências.

Unknown disse...

Eu e minha familia viemos de Portugal.para o Brasil nesse navio Vera cruz em 9 de julho de 1960 ...chegando ao Brasil dia 20 de julho de 1960..gistaria de ter contato com alguem que viajou nessa data..nso me recordo de nada..eu tinha 11 meses e comeceu a andar no navio..viemos meu pai...minha mae uma irma e minha avo.
Ao.encontro de meu avo que ja morava aqui no.Brasil...