quarta-feira, julho 20, 2005

A TRADIÇÃO DA VELA NA MARINA DE CASCAIS



Desde 1890 que Cascais se habituou a organizar e a assistir a eventos de vela. Porém, só nos primeiros anos do século XX é que se realizaram os primeiros eventos de uma certa dimensão, em concreto as regatas oceânicas Leixões-Cascais de 1902, 1903 e 1904.
A segunda metade da década foi marcada por um período de grande instabilidade política (motivada pela queda da monarquia e implantação da república),

A deflagração da I Guerra Mundial e o subsequente período de depressão que se lhe seguiu nas outroras potências coloniais europeias, marcaram um período durante o qual a vela nacional não registou grandes progressos.

Em 1928, o Clube Náutico de Portugal lança a primeira classe de monotipos (os CNP), os quais proporcionavam regatas de um só tripulante em barcos iguais, pondo a prémio a perícia e habilidade do velejador, fazendo renascer a vela desportiva em Cascais.

Esta acção marca o começo da democratização da vela, pois é a primeira vez que ficam disponíveis embarcações de baixo custo acessíveis a um maior leque de velejadores. Prova disso são as mais de cinquenta embarcações desse tipo que chegaram a estar registadas no clube.

Em 1956 Cascais é escolhido como ponto de chegada da primeira regata oceânica para veleiros escola, na qual a participação portuguesa esteva a cargo do navio escola Sagres.




Portugal Match Cup 2005

Sem comentários: