terça-feira, abril 26, 2005

FAROL DE ESPOSENDE I



“Ao 58ºE, na distancia de 10 milhas do Cabo Vianna, está situada a Barra de Espozende na foz do rio Cavado, em cujas margens, e a pequena distancia da Costa estão a duas povoações de Espozende e Fão, quasi fronteiras e muito próximas, tendo cada huma um alto campanário, que as faz reconhecer.

Espozende he a principal povoação que contém 800 habitantes, e dá o noma á barra, a qual apenas pode receber pequenas embarcações, não tendo em prea-mar mais de 10 pl (7 pés) d’agoa; além de que os bancos desta barra soffrem grandes alterações com a força das correntes e dos ventos; chegando muitas vezes a obstruir-se a passagem; pelo que he indispensável hum piloto pratico.

Defronte de Fão na distancia de milha e meia da costa, estão situadas duas restingas de pedras à flor d’agoa, parallelas entre si, denominadas os Cavallos de Fão, ás quaes he necessário dar resguardo, não se aproximando à Costa em hum fundo menor de 15 br.; porém tendo passado os sobreditos rochedos para o S. , pode-se costear a terra por 10 ou 12 br. De fundo até defronte de Villa do Conde ou do Porto.”




Marino Miguel Franzini,
“Roteiro das Costas de Portugal, ou
instrucções náuticas para intelligencia
e uso da carta reduzida da mesma costa,
e dos planos particulares dos seus principaes
portos (1812)”




Bastará este trecho para fornecer-nos uma ideia aproximada das dificuldades que se deparavam aos navegantes junto da foz do rio Cavado, na falta de referências bastantes.
...
...
Onde a Terra Acaba
História dos Faróis Portugueses

Sem comentários: