quarta-feira, maio 14, 2008

NAVIO DE CARGA TERCEIRENSE

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Tipo ... Navio de carga de 2 hélices
Construtor ... The Grangemouth Dockyard C. Lda
Local construção ... Grangemouth - Escócia
Ano de construção ... 1948
Registo ... Capitania do porto de Lisboa, em 11 de Julho de 1949, com o número H 383
Sinal de código ... C S D Z
Comprimento fora a fora ... 76,11 m
Boca máxima ... 12,26 m
Calado à proa ... 4,15 m
Calado à popa ... 4,76 m
Arqueação bruta ... 1.295,11 Toneladas
Arqueação Líquida ... 655,75 Toneladas
Capacidade ... 3.013 m3
Porte bruto ... 1.615 Toneladas
Aparelho propulsor ... Dois motores diesel, de 8 cilindros cada, construídos em 1948 por Mirrlees, Bickerton & Day, Ld., em Stockport.
Potência ... 1.440 cavalos
Velocidade máxima ... 12,0 nós
Velocidade normal ... 11,0 nós
Tripulantes ... 21
Armador ... Empresa Insulana de Navegação - Lisboa


Photo and Copyright Carlos Russo Belo
http://navios.no.sapo.pt/terceirense.html

1 comentário:

administrator disse...

Em 1952 os meus pais e eu partimos de Vila Real de Santo António a caminho de São Muiguel no navio motor Terceirense. Era um navio misto que levava uma mão cheia de passageiros afoitos. A meio da viagem apanhámos tareia. O vento uivava, o mar corria pelo convés, a proa subia e descia que nem um cavalo com o freio nos dentes. Acho que só eu e o meu pai íamos às refeições. O resto do pessoal chamavam pelo Gregório, pela Virgem e por quem mais os ouvisse, menos o médico de bordo porque esse não havia. Nunca mais me esqueço da viagem.