Tipo ... Navio misto de 2 hélices
Construtor ... Cantiere Navale Trestino
Local construção ... Monfalcone - Itália
Ano de construção ... 1929
Ano de abate ... 1973
Registo ... Capitania do porto de Lisboa, em 21 de Abril de 1930, com o número 420 F
Sinal de código ... C S B U
Comprimento fora a fora ... 112,82 m
Boca máxima ... 15,30 m
Calado à proa ... 6,69 m
Calado à popa ... 6,99 m
Arqueação bruta ... 4.559,55 Toneladas
Arqueação Líquida ... 2.694,45 Toneladas
Capacidade ... 4.292 m3
Porte bruto ... 4.724 Toneladas
Aparelho propulsor ... Duas máquinas de triplice expansão, de 3 cilindros cada, construídas em 1929 por John G. Kincaid & Ca Lda. em Greenock - Escócia. Quatro caldeiras, com 3 fornalhas cada, para a pressão de 14,7 K/cm2.
Potência ... 4.430 cavalos
Velocidade máxima ... 14,0 nós
Velocidade normal ... 12,0 nós
Passageiros ... Alojamentos para 10 em classe de luxo, 68 em primeira classe, 78 em segunda, 98 em terceira e 100 em cobertas, no total de 354 passageiros.
Tripulantes ... 98
Armador ... Empresa Insulana de Navegação - Lisboa
Photo and Copyright Carlos Russo Belo
http://navios.no.sapo.pt/carvalhoa.html
7 comentários:
Nesse navio, em 1964, minha família deixou o porto de Ponta Delgada, com destino a Lisboa, efetuando escala na Madeira, terrível tempestade assolou a embarcação, nesse percurso, mas valente, chegou ao seu destino, onde depois embarcaram com destino ao Brasil, no navio Laennec, nas malas, poucas coisas, os corações cheio de esperanças, na nova terra que os recebeu...quero deixar aqui essa homenagem a todos que participaram de alguma forma.
Família Travassos/Viveiros (São Paulo/Brasil)
My father was the cook on board this ship. I remember as a little boy visiting the ship, at the time, it was an impressive ship, now I look at her and she looks old but I will always have great memories of her.
Em 1958 viagei com os meus pais entre Lisboa e o Funchal.
Viajei nesse navio, em Outubro de 1969
na altura um navio, muito antigo, já apresentava uma inclinação acentuada para um dos lados.
Era um velho lobo do mar,sempre muito sereno saiamos do Funchal,ao fim da tarde de uma quinta feira,chegamos a Lisboa no Sábado ao final da tarde.
Tinha eu na altura 10 anos.
Também viagei no Carvalho Araujo em Outubro de 1969, mas não notei que tivesse uma inclinação acentuada para um dos lados! O Lima é que era conhecido pela grande inclinação que tinha para Bombordo!
Nesse navio meu pai trabalhou no paiole durante varios anos de 1956 a 1970 assim como meu avô e tio de meu pai. Tenho muito boas recordações desse lindo navio que conheci quando pequena tinha entre os 5 e 9 anos comi muitas vezes com o comandante desse navio . Para mim deslumbrava me quando sobia as escadas de madeira do porto para o navio lembro-me que era muito assustador fazer esse percurso e lembro me de meu pai me vinha me ajudar a fazer a passagem para o navio . Meu pai passou muitos sustos no alto mar mas também sei que gostou muito de trabalhar nesse navio e fez grandes amigos lá. Alguem me sabe dizer o que foi feito do Carvalho Araujo? Gostaria de fazer uma visita ao navio se ainda existise!!!!!!
Ola. Na ficha tecnica publicada diz que foi abatido em 1973.
Enviar um comentário