segunda-feira, agosto 20, 2007

NAVIO TIMOR

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Tipo ... Navio misto de 2 hélices
Construtor ... Bartram & Sons, Ld.
Local construção ... Sunderland - Inglaterra
Ano de construção ... 1950
Ano de abate ... 1974
Registo ... Capitania do porto de Lisboa, em 13 de Julho de 1950, com o número H 399
Sinal de código ... C S K N
Comprimento fora a fora ... 131,42 m
Boca máxima ... 17,98 m
Calado à proa ... 7,80 m
Calado à popa ... 7,80 m
Arqueação bruta ... 7.655,95 Toneladas
Arqueação Líquida ... 4.223,83 Toneladas
Capacidade ... 9.254 m3
Porte bruto ... 6.761 Toneladas
Aparelho propulsor ... Dois motores diesel, de 4 cilindros cada, construídos em 1950 por Richardsons, Westgarth & Co. Ld. em West Hartlepool - Inglaterra.
Potência ... 5.750 cavalos
Velocidade máxima ... 15,0 nós
Velocidade normal ... 14,5 nós
Passageiros ... Alojamentos para 4 em classe de luxo, 60 em primeira classe, 25 em terceira e 298 em terceira suplementar, no total de 387 passageiros.
Tripulantes ... 120
Armador ... Companhia Nacional de Navegação - Lisboa

Photo and Copyright Carlos Russo Belo
http://navios.no.sapo.pt/timor.html

13 comentários:

Minda disse...

Somos um grupo de amigos, vizinhos da blogosfera, e estamos a pensar criar uma rede de blogs almadenses, uma espécie de “ponto de encontro”, blog-fórum, ou algo parecido, um lugar virtual onde possamos nos encontrar e saber uns dos outros, trocar ideias, partilhar experiências, conversar, rir... (em suma, fazer o que nos apetecer) e gostaríamos que aderisses ao projecto e nos apresentasses o teu contributo. Passa pelo INFINITO’S e deixa-nos a tua opinião. Obrigada.

Unknown disse...

Este navio foi desmantelado ou vendido????

victor disse...

como é possível eu ter cruzado o oceano atlântico, mas principalmente o ìndico nesta noz já tão velhinha.É o espírito dos antigos marinheiros, não há dúvida

Unknown disse...

Bom dia,

Senhor Victor, frequentou este navio em que datas? Eu ando a pesquisar pois o meu avô( Joaquim Caetano ) trabalhou durante muitos anos nesse mesmo navio ( 55 a 68 ). Infelizmente faleceu antes de eu nascer e a minha mãe não sabe muito sobre este assunto.Gostava de poder encontrar alguém que o tivesse conhecido e me contasse algumas coisas sobre ele....
Atentamente,
Marisa

Unknown disse...

Viajei para Angola neste navio em 1962 e fazia parte da tripulação um amigo aqui de Caldas da Rainha de nome Joaquim Maria que o devia de conhecer o seu avô Joaquim Caetano.

Anónimo disse...

Ola senhor Vitor obrigada pela informação. O meu avô era cozinheiro no navio. Sabe como poderei entrar em contacto com o senhor Joaquim Maria

victor almeida disse...

O meu Pai foi é veio de Macau neste navio, lembro-me dele como se fosse hoje.

Unknown disse...

Fiz duas viagens para Timor. Ida em 1971 (e 23 de Junho a 5 de Agosto) e vinda em 1973 (de 15 de Setembro a 31 de Outubro).

Manuel disse...

Regressei de Timor (Díli) neste navio. Embarcámos a 10 de Janeiro de 1974, escalámos Hong Kong (3 dias), Singapura (4 horas), Lourenço Marques (1 dia) e Luanda 1 dia ... entrámos na Barra do Tejo e atracámos na Gare Marítima da Rocha Conde de Óbidos às 10h00 do dia 5 Março 1974.
A bordo viajavam aproximadamente 500 militares - os Praças em condições infra humanas, como era apanágio na época, utilizando os porões do navio onde apenas se deveria de transportar carga (não humana, bem entendido).Naquela época era assim ....

Manuel Ventura Travassos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Manuel Ventura Travassos disse...

Iniciei viagem para Timor neste navio no dia 10 de novembro de 1973.chegamos a Díli no dia 1 de Janeiro de 1974.para cá ja vim de avião.

Vasco Coelho disse...

O meu pai fez essa mesma viagem, de volta a casa. Chama-se André Seco Coelho. É da zona de Monte Real, Leiria. E vive perto da Marinha Grande.

JSFernandes disse...

Pergunto se há alguém que tenha viajado no Timor (Lisboa-Dili) de Julho a Setembro de 1973.
JSFernandes