domingo, agosto 12, 2007

NAVIO ANGOLA

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Tipo ... Navio misto de 2 hélices
Construtor ... R. & W. Hawthorn, Leslie & Co. Ld.
Local construção ... Newcastle-on-Tyne - Inglaterra
Ano de construção ... 1948
Ano de abate ... 1974
Registo ... Capitania do porto de Lisboa, em 10 de Janeiro de 1949, com o número H 370
Sinal de código ... C S C R
Comprimento fora a fora ... 167,11 m
Boca máxima ... 20,50 m
Calado à proa ... 8,21 m
Calado à popa ... 8,21 m
Arqueação bruta ... 12.974,66 Toneladas
Arqueação Líquida ... 7.703,48 Toneladas
Capacidade ... 12.440 m3
Porte bruto ... 9.703 Toneladas
Aparelho propulsor ... Dois motores diesel, de 6 cilindros cada, modelo Doxford, construidos em 1948 por R. & W. Hawthorn, Leslie & Co. Ld. em Newcastle-on-Tyne.
Potência ... 13.000 cavalos
Velocidade máxima ... 18,0 nós
Velocidade normal ... 17,0 nós
Passageiros ... Alojamentos para 20 em classe de luxo, 69 em primeira classe, 141 em segunda, 98 em terceira e 413 em terceira suplementar, no total de 741 passageiros.
Tripulantes ... 212
Armador ... Companhia Nacional de Navegação - Lisboa
Photo and Copyright Carlos Russo Belo
http://navios.no.sapo.pt/angola.html

17 comentários:

Anónimo disse...

A data de construção do navio Angola está errada. O meu pai foi tripulante nesse navio em 1938, logo, a data da sua construção tem de ser anterior a essa data.

Luis Vidal disse...

Viva!
Tenho sempre uma certa dificuldade em responder a comentários de "Anónimos"; contudo e não obstante, é um principio meu, responder a todos os comentários que se mostrem reverentes.
Tenho a dizer, que vou fazer uma investigação e deixar aqui o resultado do mesmo...
Mas não me parece que a realidade esteja longe destes elementos...
Obrigado, pelo comentário e pela visita ao Finisterra.
Bem Haja!

Anónimo disse...

Reportando-me ao comentário que fiz,no dia 29-12-2007, sobre a referida data de construção do paquete Angola em 1948, venho, uma vez mais, e porque não obtive ainda uma resposta concreta à questão, sugerir a consulta de outros sites, por exemplo: www.cfportugal.com (história postal de Angola-boletim nº399 do clube filatélico de Portugal) ou confirmar a visita de General Carmona a Angola em 1938/39 a bordo do paquete Angola...datas bem anteriores a 1948.
Grata pela atenção Maria Ivone Salvadora Fernandes

Anónimo disse...

É sempre com alguma curiosidade e saudade que leio algo sobre o n/m "Angola".
Desta vez venho tentar fazer uma correcção. Penso que os comentários anteriores se estão a referir a navios diferentes. O navio existente em 1938 foi abatido (desconheço a data) e aquele que está na foto e cuja descrição me parece correcta é um que foi abatido em 1974. Andei embarcado nele de Setembro de 1963 até Maio de 1966.
Espero ter contribuído para esclarecer alguma coisa!

João Celorico

Anónimo disse...

Para completar o meu comentário de ontem, consultei o site naviosenavegadores.blogspot.com onde se pode confirmar que o navio Angola referido por Maria Ivone é um navio belga, construído em 1912 com o nome de "Albertville" até 1930, passou a "Angola" até 1946 passando a "Nova Lisboa" até 1950, ano em que foi vendido para desmantelamento. Esta última mudança de nome deveu-se exactamente a que era necessário libertar o nome para o novo navio em construção em Newcastle-upon-Tyne, ao abrigo do Despacho 100, e que veio a ser abatido em 1974.

Melhores cumprimentos

João Celorico

Anónimo disse...

Tentando completar a informação sobre os navios "Angola", posso informar:
1) O primeiro navio, foi um navio de 1263 ton. deadweight,que depois de navegar durante cerca de 30 anos, foi vendido a um armador italiano em 1909.
2)O segundo foi um navio de carga a vapor, de 5.215 ton. deadweight. Navegou de 1911 até 1916 data em que foi afundado por um submarino alemão à entrada do canal de Bristol.
3) O terceiro foi construído em 1912, como referi no comentário anterior, navegou como "Angola" de 1922 até 1946.
4)O quarto, como consta também do comentário anterior foi construido nos estaleiros R.& W. Hawthorn, Leslie & Co. Ltd., Hebburn-on Tyne e não em Newcastle. É um dos estaleiros junto do Tyne e perto de Newcastle. É apenas um pormenor!

Espero ter contribuido para completar este assunto!

João Celorico

Anónimo disse...

Caro Joao Celorico
Contribuiu em muito para o esclarecimento deste assunto, bem como para o meu enriquecimento sobre o tema. Desconhecia que houvesse diversos barcos com o mesmo nome.
Sempre ouvi o meu pai falar sobre o navio Angola, onde foi tripulante, e ao qual me ligam apenas laços afectivos.
Fico-lhe muito grata pelo empenho e simpatia demonstrada. Foi um precioso contributo para este blogg pois, tal como eu, podem surgir outras pessoas com dúvidas.
Obrigada pela atençâo dispensada e desejos de óptima ´Páscoa.
Por Mª Ivone Fernandes- (de Vila Real)

Luis Vidal disse...

Fico muito satisfeito por se ter estabelecido aqui um diálogo com conclusões.
Muito obrigado a ambos pelo dinamismo aqui demonstrado e pelo interesse.
Fico tambem satisfeito, porque o Finisterra serviu para um esclarecimento efectivo.

Mais uma vez obrigado aos intervenientes.

Unknown disse...

Boas,
Gostaria de ter informação sobre o navio Angola, fotos e informação a respeito deste navio, pois fiz a viagem Portugal Moçambique em 29 de Junho de 1970.
agradeço informação.
António Silva

Anónimo disse...

Também viajei neste navio, rumo a Luanda.
Era miudo e não me lembro da data exacta mas seria por volta de 1970. Tentarei saber a data exacta, para confirmação.
Que saudades.
E mais tarde no Inf. D. Henrique

Anónimo disse...

Respondendo a António, é conveniente saber o tipo de informação desejada, pois tanto no início deste blogue como na informação que posteriormente lhe foi posta me parece estar informação mínima para o conhecimento deste navio. Se puder ajudar em algo mais, estarei disponível!
João celorico

Anónimo disse...

leonor Carvalho.. viajei no navio angola para moçambique em 1972 gostaria de saber mais sobre este navio.. lembro-me deele no cemiterio de navios na beira queria confirmaçao

João Celorico disse...

Dirigindo-me, a Leonor Carvalho!
Não sou o responsável por este blogue mas já aqui entrei algumas vezes, como se pode verificar.
Como já disse a alguns comentadores, se disserem exactamente o que pretendem saber, eu tentarei responder. Também estou interessado em tudo o que diga respeito aos navios de nome "Angola", por isso aqui venho de vez em quando.
Se me é permitido, fico aqui o nome do meu blogue "Salvaterra e eu" onde tentarei dizer alguma coisa do que sei, uma vez que andei embarcado nesse navio (o último).

João Celorico

Luis Nogueira disse...

Anónimo:

A Data da construção está certa. O Angola em que seu Pai terá sido tripulante em 1938, mudou de nome e tornou-se o "Nova Lisboa" para "dar nome" ao novo e mais moderno navio que aí vinha. Eu viajei lele em 1947 para Angola (finais de Setembro, Outubro) e os tripulantes chamavam-lhe "o antigo Angola", a sua confusão deve vir daí. O novo Angola é, creio, da classe e tonelagem do Pátria e não sei de que outros. Posteriores seriam o Santa Maria e o Infante D. Hentrique.

Saudações

Luis Nogueira

Anónimo disse...

Gostei de saber do NAVIO ANGOLA pois se a memória não me falha, em 1962 embarquei em Lisboa,Madeira e desembarcamos na Ilha de Moçambique. Alguém tem fotos?

João Celorico disse...

Em resposta ao "Anónimo" do passado 30 de Agosto e como vou passando por aqui de vez em quando, informo que poderá ver algumas fotos no meu blogue "Salvaterra e eu".

João Celorico

Anónimo disse...

Eu nasci a bordo do último Navio Angola, em 1950, quando os meus pais foram viver para a Catumbela.
Guida