sábado, fevereiro 24, 2007

FAROL DE SANTA MARTA, BRASIL



Mesmo com toda a tecnologia dos instrumentos de navegação atuais, os comandantes só ficam tranquilos quando avistam aqueles lampejos característicos, confirmando a posição secular do farol.
Além de conferir e calibrar os instrumentos de bordo, este farol, inaugurado em 1891, também avisa sobre a laje da Pedra do Campo Bom, através de um setor que emite luz vermelha. Nunca navegue em direção ao facho se este estiver vermelho, com certeza o perigo submerso estará em algum ponto entre você e o farol.
Situado ao sul de Laguna-SC, o Cabo de Santa Marta é um velho conhecido de surfistas e pescadores e conta com razoável estrutura turística. Já a partir da balsa, é possível avistar os golfinhos, famosos no local por indicar a presença de cardumes.
A lanterna do farol mede 3 metros de altura e 2,66m de diâmetro. Dali de dentro fica fácil entender como é que os cristais conseguem lançar a luz 46 milhas mar adentro!
Do Livro Fortes e Farois de Ricardo Siqueira

13 comentários:

Anónimo disse...

Luiz Villas, agora sim!Muito bem!Seu blog é ótimo, e faltava o FAROL de Santa Marta para passar a ter, pelo menos, um farol do BRASIL.
O Forte de Copacabana não é um farolParabéns!

Anónimo disse...

Sou neto de uns dos pioneiros do Farol de Santa Marta, Pedro Rabelo, e fico muito feliz em ver a história deste Farol, sendo divulgada pelo mundo.
Que Deus tenha o Velho Faroleiro Pedro Rabelo, que dedicou parte de sua vida para que os Homens do Mar que navegassem com tranquilidade pelo temido Cabo de Santa Marta Grande. Hoje sou Sargento da Marinha do Brasil, e sonho um dia servir naquele iponente farol, e assim dar continuidade aos serviços, que um dia meu "vovô", fez com tanto carinho e dedicação.

Alberto Rabelo Bernardo.
Sargento da Marinha do Brasil.

RVivas. disse...

Olá amigo!! Vê? No Brasil os Faróis tambem são amados!

visite-me quando puder!

abraços.

Kato disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kato disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kato disse...

------O farol o filme --------Quem tiver historias do farol de santa marta Laguna SC pode postar a forma de entrar em contato----
http://katoalencar.blogspot.com/
sou diretor e produtor cinematografico e tenho roterizado e registrado um filme baseado no farol... gostaria de
inserir alguma historia real e homenagear alguém. entre em contato por favor ...

Anónimo disse...

Eu sou filho de faroleiro (ENOCK PERES DE OLIVEIRA). Meu pai foi encarregado do farol em dois períodos. Tenho um irmão nascido no farol. conheci muito o MARINHEIRO PEDRO RABELO QUE JUNTO COM OUTRO FAROLEIRO (RUBENS), ZELARAM COM MUITO CARINHO A MANTER E PROTEGER TODA AQUELA ÁREA, QUE INFELIZMENTE A ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA ESTA DESTRUINDO. COMTE PERES.

Juliano disse...

Se alguém quiser mais informações, fotos e mapas do farol de santa marta acesse www.faroldesantamarta-sc.com.br

Juliano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alberto Rabelo Bernardo disse...

Meu nobre Conte Peres, realizei o sonho de menino. Cheguei o farol durante três maravilhosos anos.

Anónimo disse...

Quem foi o primeiro faroleiro desse farol.?

Anónimo disse...

Fiz essa pergunta, pois os meus parentes mais antigo dizem que foi meu avô..

Anónimo disse...

Ou melhor meu bisavô