sexta-feira, novembro 17, 2006

JUAN RODRIGUEZ CABRILLO ( - 1543)




Photo Arvind

João Rodrigues Cabrilho (também conhecido como Juan Rodríguez Cabrillo) foi um navegador e explorador português do século XVI.
Ao serviço da coroa espanhola efectuou importantes explorações marítimas no
Oceano Pacífico (costa Oeste dos actuais EUA) e terrestres na América do Norte, participando na conquista da Capital Azteca de Tenochtitlan, com o conquistador espanhol Hernán Cortés em 1521, participou também com Pedro de Alvarado e mais 300 europeus, na conquista dos territórios que compreendem hoje as Honduras, Guatemala e San Salvador, entre 1523 e 1535, ajudando a fundar Oaxaca (um dos 31 Estados do México).
Ao serviço da
Espanha João Rodrigues, no mês de Junho do ano de 1542, largou amaras de Navidade na costa Oeste do México, navegando para o Norte, e três meses depois alcançou a Baia de San Diego, tornando-se o primeiro europeu a desembarcar no que é actualmente o Estado da Califórnia.
A
nacionalidade portuguesa de João Rodrigues não oferece dúvidas, pois é o próprio cronista e Chefe das Índias Espanholas, D. António Herrera y Tordesillas, que na sua Historia General de los hechos de los Castellanos en lás Islas y tierra firme del Mar Oceano o confirma, ao dizer ter ; D. António de Mendonça aprestado os navios "São Salvador” e “Victoria” para prosseguirem na exploração costeira da Nova Espanha “y que nombrô por Capitan dellos a Juan Rodriguez Cabrillo Português, persona muy platica en las cosas de la mar”, embora alguns biógrafos e historiadores, em especial Harry Kelsey, afirmem que Juan Rodríguez Cabrillo tenha nascido em Sevilla (Andaluzia) em data incerta. Morreu a 3 de janeiro de 1543 no Sul do actual Estado americano da Califórnia, desconhecendo-se o local da sua sepultura.
Wikipédia

1 comentário:

Eurydice disse...

Aqui está algo que aprendi hoje!... :)