domingo, junho 19, 2005

FAROL DE SANTA MARTA





Em 1880 o farol de Santa Marta, constituído por uma lanterna e um aparelho catóptrico vermelho, funcionava apenas como luz de direcção.

Dois anos mais tarde, a 3ª subcomissão da Comissão de Faróis e Balizas – encarregada da iluminação dos portos e balizagem e constituída por Arbués Moreira, António Maria dos Reis e Feire de Andrade – teceram algumas considerações sobre este farol.

Em 1908 substituiu-se o aparelho lenticular até então existente por um catadióptrico de 5ª ordem que ainda hoje ali se encontra montado. De luz fixa vermelha, o seu alcance luminoso era de 8 milhas.

Em 1936 procedeu-se a um aumento de 8 metros da altura da torre, a fim de conseguir que ela se distinguisse bem das novas construções que se vinham fazendo nas proximidades e que dificultavam grandemente a navegação que saía a barra Norte, principalmente durante a tarde. Custou esta obra 37.000$00.

O farol foi electrificado em 1953, tendo simultaneamente sido ali instalado um sistema automático de reserva de fonte luminosa funcionando por incandescência de acetileno, para permitir que o farol se mantivesse aceso em caso de falha de energia de rede :

«Em 1.VII.953 passará a funcionar em regime experimental, com as características seguintes :

Número : 59 na Lista de faróis.
Nome : Santa Marta
Posição : No forte de Santa Marta. Lat. 38º 41’ 20’’ N ; Long. 09º 25’ 11’’ W

Cor e carácter da luz : Vermelha. Ocultações.

Período e Fases : Ocultação 1,5 s , Luz 4,5 , Período 6,0 s

Alcance : 15 milhas


Observações : Na falta de corrente eléctrica, passará imediatamente a funcionar a incandescência a gás com alcance luminoso de 10 milhas (…)«


Onde a Terra Acaba
História dos Faróis Portugueses

Sem comentários: