terça-feira, abril 05, 2005

BERLENGAS



Localizado a 5,7 milhas de distância do Cabo Carvoeiro, é composto por 3 grupos de ilhéus: Berlenga Grande, e recifes adjacentes, Estelas e Farilhões-Forcadas, todas de natureza geológica diferente da costa portuguesa.

A Berlenga Grande é a maior e única onde se pode viver tem uma área de 78,8 ha.

Possuía um clima que é influenciado por dois tipos de influências climáticas: a atlântica e a mediterrânea, o que proporciona características faunísticas e florísticas que fazem deste arquipélago um ecossistema único no mundo, derivado destes pontos foi criada a Reserva Natural da Berlenga em 03 de Setembro de 1981.

Chamada de Ilha de Saturno pelos historiadores da antiguidade, encerra esta muitas histórias, foi visitada e povoada por romanos, vikings, piratas ingleses, mouros e ingleses.

Em 1513 os monges da Ordem de S.Jerónimo fundaram o mosteiro da Misericórdia, que durante anos foram atacados por corsários até que foi votado ao abandono existindo hoje apenas uns muros e pedras soltas, onde foi construído o Restaurante Mar e Sol que se encontra no sitio exacto.

Mais tarde foi mandada erguer pelo Rei D.João IV a Fortaleza de S. João Baptista que viria a ser palco de inúmeras batalhas, até que em 1847 acabou por ser abandonada.

Neste arquipélago existem plantas que não existem em mais nenhum local do planeta que é o caso da Armeria berlengensis e Pulicaria microcephala.

Quanto à fauna são poucas as espécies de vertebrados não voadores presentes na ilha, sendo o caso da lagartixa de Bocage e sardão que se encontra em perigo devido a vários factores tais como o aumento de gaivotas, o coelho bravo e o rato-preto.

No caso de aves existem várias espécies que nidificam neste, tais como o corvo-marinho, pardela, várias espécies de gaivotas, o airo, entre outras não marinhas. Mas é no mar que está a maior riqueza do arquipélago, com as suas águas biologicamente ricas e que devem ser visitadas pois na costa portuguesa não se encontra igual.

Existem várias empresas que efectuam o transporte para a ilha, o qual está condicionado a 350 pessoas no total estipulado pela Portaria 270/90 de 10ABR.

Onde pernoitar:

Área de Campismo, Fortaleza e Restaurante Mar e Sol.

Pontos de interesse:
Trilho da natureza, pequena praia, visita às grutas, Fortaleza, mergulho, pesca à cana.
Restrições: Caça submarina, obrigatório andar nos trilhos, motos de água, animais e plantas.
...
...
Reserva Natural da Berlenga

Sem comentários: